Café com Música: O barco, o mar e o capitão!

O barco, o mar e o capitão!

Olá, tudo bem?! Comigo está tudo bem! 
Já pegou sua canequinha de café e ligou aquela musiquinha pra bater nosso papo de hoje?! 

Não podemos mudar a direção do vento, mas podemos ajustar as velas.

   Enquanto somos seres pequeninos, crianças ou adolescentes a nossa vida pode ser comparada com uma embarcação na fase de construção; quando começamos a ter liberdade, pensar em nossos sonhos e seguir nossa vida, somos uma embarcação em fase de teste e finalmente quando decidimos ir, seguir jornada e lutar por tudo que queremos, somos um barco pronto para encarar o mar!
   Quando resolvermos encara o mar, não encontramos manual de instruções com passos a serem seguidos, só contamos com o que aprendemos na embarcação de quem cuidou de nós e dos barcos que avistamos lá do cais.

Quando somos o capitão as coisas ficam mais difíceis, pois precisamos guiar o timão, manter-se atento à bussola, avistar a tempestade, passar sobre a calmaria, contornar quando o mar estiver revolto, identificar o vento e saber usá-lo e o principal não naufragar.
Mas, como fazer tudo isso?


   Quando iniciamos a navegação tudo é calmaria, ondas pequenas, brisas suaves; pois ainda estamos perto de terra firme.
E nossa vida é assim, enquanto estamos no começo da jornada, vendo pessoas e coisas ao nosso redor está fácil, mas à medida que vamos distanciando, a nossa zona de conforto fica atracada no cais e assim passa a ser nós (capitão), a vida (barco) e a jornada (mar).
   E é ai que começa as dificuldades e uma delas é guiar o timão, pois precisamos ter mãos firmes e controle para não ficarmos perdido em alto mar.
Muitas vezes nos perdemos por olharmos para o lado e não avistarmos um ponto de referência, a não ser nós mesmo e por essa razão devemos usar a bussola; para nos lembrar e auxiliar na direção que estamos indo (nossos objetivos).
   Mesmo que usemos a bussola e saibamos guiar o timão devemos aprender a olhar longe e enxergar a tempestade, pois essa requer cuidado pra que quando chegar, não tire nada do lugar, mesmo que balance tudo.
E da mesma forma é o vento, devemos saber identificar em qual direção ele está soprando para que tomemos a decisão correta; pois quando soprado contra nós, devemos firmar as mãos e mantermos atentos a bussola; e quando soprado a nosso favor, saibamos desligar os motores e deixar ser nosso combustível.
E da mesma forma que avistamos a tempestade e o vendaval, devemos avistar a acalmaria e nos prepara para tal também; apesar de ser tudo calmo, paz e brisa devemos ter cuidado para não distrairmos e perdermos a direção e quando assustar estamos distante da nossa jornada. 

   Assim é a nossa vida, somos o capitão, barco é a vida e a jornada a ser seguida até nossos objetivos é o mar. 
   Ao longo da jornada depararemos com embarcações que seguem firme e outras que naufragaram, porque não conseguiu suportar .
   E assim é a vida, encontraremos pessoas indo a luta e outras que já desistiram no meio da jornada; cabe a nós decidir o que faremos. 
Mesmo sabendo que vencer o mar é difícil, se tivermos mãos firmes no timão, foco na bussola e olhos atento ao que vem pela frente vamos conseguir chegar ao porto.
Porque o importante de tudo na nossa vida é a determinação e sabedoria para lidar com as situações; para quando chegar a calmaria não nos contentemos com ela, vier a tempestade não naufragarmos e quando os ventos soprarem opostos não nos tire da direção.
  Então não desista na tempestade, use os ventos a seu favor, não se perca de seus objetivos e não contente com a calmaria e caso você se perca, não tenha medo de contornar porque não importa o tempo que gastará para chegar e sim se chegará no porto; pois você é capaz.


Não tenha medo, pois você não é o único e nunca será; tentando vencer o mar!
(T.S.L)

57 comentários:

  1. Eu simplesmente amei o seu texto realmente a vida pode se comparar com o mar amei cada palavra que você disse que lindo vou sempre voltar e ler esse texto pois ele tem muita vida.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Amei essa metáfora entre nossas vidas em comparação ao mar. É exatamente da forma que você mencionou e algumas vezes vamos "contra a maré " mais no fim das contas tudo se resolve o bom é ter paciência pois não somos os únicos a passar por isso. Amo seus textos,encontra inspirações em livros?
    Bjss e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse texto saiu da musica despacito. Estava assistindo o clip e vi a água batendo na pedra!
      Obrigada!

      Excluir
  3. Que lindo! Adorei! Não conhecia o seu blog, vou seguir para acompanhar. As vezes eu demoro a vir por causa da correria do dia a dia, mas eu venho tá.
    Um grande beijo e continue a escrever.
    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! venha sempre que puder, será muito bem vinda!
      Beijos!

      Excluir
  4. Amei o texto! Era simplesmente o que eu estava precisando ler nessa fase da minha vida em que estou passando por várias tempestades. Obrigada por compartilhar coisas boas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que, sempre é bom lermos algo que nos mostra que não estamos só, pois todos estamos remando!

      Excluir
  5. nossa que texto lindo gente um dom muito lindo o seu que voce cresça com seu blog ainda mais pois com seu conteudo vai longe

    ResponderExcluir
  6. Que texto mais lindo, parabéns.
    Realmente na vida nos deparamos com muitas coisas, umas boas, outras ruins, algumas mais fáceis e outras difíceis, cabe a nós persistir e seguir em frente.
    Amei seu blog e já vou me inscrever para ficar por dentro de tudo que esta acontecendo.
    Sucesso para ti. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! seja muito bem vinda!
      A vida é assim, dias bons outros nem tanto!

      Excluir
  7. Amei esse texto, essa metáfora da vida é maravilhosa. Quando descobrimos que sair da zona de conforto pode nos causar ondas maiores, mas também experiências únicas, entendemos que vale a pena levantar a âncora e navegar mar adentro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa Thais! Sempre arrasando nos textos.. É muito bom sairmos da zona de conforto, vale a pena aproveitar e se jogar no mundo, pq so temos uma chance nessa vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um chance, o segredo é não deixar o barco afundar.
      Obrigada!

      Excluir
  9. Parabéns, obrigado por compartilhar conosco essa bela mensagem! Kisses!!!

    ResponderExcluir
  10. Um texto muito reflexivo,com que pensamos quais as direções que decidimos seguir. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Adorei! O seu texto é bem inspirador! A vida é isso, se jogar e viver sem medos! Claro que vale certa prudência. Mas aquela prudência que não te coloca em uma fria, mas ao mesmo tempo que te permite viver, sem reservas.
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prudência na vida é fundamental pra não fazermos escolhas erradas!
      O segredo é viver, ser nós e irmos atras dos nossos sonhos!

      Excluir
  12. Boa tarde, como vai?
    Que lindo o seu texto, gostei bastante pois essa é a realidade, quando saímos da zona de conforto pode mudar muitas coisas em nossas vidas, ótimo texto. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando saímos da nossa zona de conforto, as surpresas nos aguarda e é ai que sabemos se temos ou não maturidade pra viver!

      Excluir
  13. Que texto mais lindo amore, sou apaixonada por fazer leituras assim cujo texto tenha sido escrito de coração.
    Só li verdades ai <3
    Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente amei o texto, é tão verdade o que escreveu...
    Continue o bom trabalho, e parabéns para o seu jeito para a escrita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu modo de escrever, apesar de achar lindo o mar, tenho mais fascínio pelo céu! :D

    ResponderExcluir
  16. Nossa meio que tem um pouco de mim ai nesse texto. Sério eu amei

    ResponderExcluir
  17. Oie tudo bem?
    Parabéns seu texto está incrível muito bem trabalho, você é muito boa com a palavras e isso é incrível admiro muito seu trabalho parabéns !

    ResponderExcluir
  18. Bonito texto e inspirador!
    E que todos consigamos levar o nosso barco a bom porto, é o que importa. As tempestades que encontramos pelo caminho, essas, são lições e que só nos fazem mais fortes!
    Beijos

    (Rosa Rosa)

    ResponderExcluir
  19. Que maravilhoso o texto serve de reflexão para a nossa vida. Muitas vezes a nossa vida é assim,vem os problemas pra nos assolar vem todos os tipos de ventos, tempestade, mas mesmo vindo essas coisas nós temos o controle do barco podemos ajustar as velas. Adorei o texto muito bem escrita, bjs.

    ResponderExcluir
  20. Amei seu texto ficou demais mesmo, parabéns e continue assim fazendo esse maravilhoso trabalho um beijo.

    ResponderExcluir
  21. adorei o post, belas palavras , ajuda muito a pensa na vida a seguir um rumo , voce ta de parabens :*

    ResponderExcluir
  22. Sinto falta de mais blogs de poesia nesse universo de blogs! A maioria são voltados para o consumo desenfreado e pouquíssimos voltados para filosofia e arte. Seu blog me deu prazer de ler. Essa metáfora da vida e uma embarcação eh uma das mais lindas da literatura.. Cecília Meireles também a usou no livro vaga música quando coloca seu sonho num barquinho e o barquinho no mar, e com suas próprias mãos(ou seja, ela como capitã do navio) fez o barquinho naufragar. Bjo! Thata! E por favor! Continue escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada linda, amei seu blog tbm, os nomes são parecidos e a filosofia é a mesma, sair da caixinha!
      Essas palavreas me motivam muito!
      Um enorme beijo!

      Excluir
  23. Parabéns pelo texto que nos transporta para uma linda reflexão sobre a vida e como devemos enfrentá-la. Teu texto me lembrou um ditado que diz: "mar calmo não faz bons marinheiros" e é a mais pura verdade. Precisamos enfrentar algumas tempestades e fortes ondas no nosso caminho para aprender a viver intensamente cada momento! Parabéns pelo post, gostei muito.

    ResponderExcluir
  24. Primeiro parabéns pelo texto maravilhoso da reflexão sobre a vida. Sim em Lguns momentos ela é bem difícil principalmente quando você tem que sozinho decidir coisas muito importantes para o futuro. Já. E desesperei inúmeras vezes mas sei que no final, quando a tempestade passar , o melhor vai acontecer, talvez não seja o que planejei mas com certeza é o que estava planejado pra mim é para o meu bem. Bj

    ResponderExcluir
  25. Amei o texto! A nossa vida é assim mesmo, quando nos tornamos donos de si mesmos é difícil navegar, as vezes vem as tempestades que nos derrubam se não soubermos segurar firme, se não soubermos para onde ir!
    Bela reflexão!

    ResponderExcluir
  26. Que lindo texto, essa história descreve de forma ampla todas as áreas de nossas vidas, é um texto bastante reflexivo, tudo a ver mesmo!!!

    ResponderExcluir
  27. Já tinha lido uma parte desse texto no Facebook, mas ler o texto inteiro me fez refletir bastante! Você escreve muito bem, seus textos são maravilhosos e estou apaixonada pelo seu blog! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  28. Texto maravilhoso, como sempre! Baita reflexão, a gente as vezes precisa mesmo ler esses tipo de coisa pra por a mão na consciência e pensar um pouco né?

    ResponderExcluir
  29. pois é a nossa vida é um marzão de emoções. Adorei seu texto, lindo

    ResponderExcluir