Café com Música: Depressão, o que fazer?

Depressão, o que fazer?

Olá, tudo bem?! Comigo está tudo bem! 
Já pegou sua canequinha de café e ligou aquela musiquinha pra bater nosso papo de hoje?! 

   Você já se perguntou o que é depressão?!
Muitos já devem ter se perguntado ou apenas embarcou na onda de que depressão é frescura,  falta do que fazer; mas vou te dizer meu amigo(a) depressão é uma doença como qualquer outra que precisa ser tratada, por médicos, medicamentos, terapias e além de tudo muito cuidado e amor.
   Na vida que levamos quase não temos tempo de respirar, com tantas preocupações, tantos afazeres,  dúvidas sobre o futuro, cobranças, metas a ser batidas e com tudo isso não olhamos para nós ou para aquele que esta em nossa volta; fazendo com que tudo passe desapercebidos gerando um grande problema, pois quando enxergamos já estamos num buraco. 
   A depressão muitas vezes é confundida apenas como cansaço, tristeza, frustrações da vida, desanimo ou ate mesmo preguiça, mas não enxergamos que esse conjunto é a doença em si; onde a falta de vigor, perda por prazeres que antes te satisfaziam, alteração no sono, falta (ou aumento) de apetite, pensamentos de fracasso, falta de esperança, dores pelo corpo e diversas outra coisa que acontecem tomam conta e o torna refém de uma doença, onde muitos não veem saída a não ser tirar a própria vida. 
E para não chegar a tal ponto...
mas, como?  enxergar que está doente, depois disso entender o que você esta passando, não julgar incapacidade ou fracassado, mas ver pelo lado que precisa de ajuda, que todos os dias é preciso matar um leão, que é necessário uma força suprema do nosso Deus para passar por tal situação. 
Se não for capaz de nada disso e quiser apenas chorar, se liberte para isso; se já não tem mais força não tenhas medo do que vão dizer ou pensar, procure ajuda, pois só você é capaz de dizer o que sente e passa. Permita que as pessoas se aproxime, conte pra alguém o quem tem lhe deixado assim, aceite ajuda de um médico,  terapeuta; mesmo que sem vontade comece a ter esperança em dias melhores, pare de procurar explicação pra tudo e apenas viva.
   E você amigo (a) que não esta passando por isso, esqueça aquilo que a sociedade um dia rotulou como frescura e comece a ver como doença; e que ela precisa ser prevenida. 
Mas como prevenir?!
Reserve um tempo do seu dia, cuide de você, ame as outras pessoas, sorria para vida, não procure razão em tudo, converse sobre seus medos e aflições, se permita a receber ajuda de um alguém capacitado, deixe a vida mais leve, não se cobre demais, não deixe que problemas e frustrações seja maior que a sua capacidade de tentar e se não der, desista e crie novos projetos; e acima de tudo isso ajude alguém que esta passando por essa situação, o convide para um chá, para escutar um musica, para uma volta de dança, para fazer uma oração ou simplesmente sente-se ao lado dele e mostre que a qualquer momento você esta pronto a lhe ajudar.
T.S.L

Nenhum comentário:

Postar um comentário